Quinta-feira, 23 de Agosto de 2007

O Dom português de ignorar as grandes vozes!

Portugal é pródigo em ignorar boas e potenciais vozes que, devidamente aproveitadas, enriqueceriam o panorama musical português. Neste programa televisivo  "Ídolos", de elevada audiência, apareceram alguns jovens com vozes surpreendentes e que, sem qualquer técnica de aprendizagem prévia, mostraram logo no casting serem detentores de vozes que arrumam com alguns dos estranhamente consagrados  ou supostos artistas portugueses que, no meu entendimento de cantores têm pouco ou nada (exemplos de: Tony Carreira e filho, Ana Malhoa e pai, a já esquecida Lena d´Água, os Anjos e isto, só para citar alguns dos muitos que me vieram à memória). Cantar ou ser cantor em Portugal, pelos vistos é mais uma questão que depende dos bons relacionamentos ou algo transmitido geneticamente por gerações de não cantores. Ser um bom cantor não parece então ser uma verdadeira qualidade artística acessivel a alguns aparelhos vocais abençoados, mas uma dependência de factores de outra ordem. Depois temos alguns casos milagrosos em que se reconhece o seu real valor, muitas vezes primeiramente reconhecido fora das fronteiras nacionais, como é de destaque a Dulce Pontes, só a melhor voz portuguesa da actualidade e Mariza, uma notável fadista. O programa "Ídolos" pressupunha então descobrir novas, frescas e grandes vozes com um objectivo qualquer que ninguém descobriu até agora, porque de facto, que eu me lembre, nenhum dos mais elogiados tem uma verdadeira e reconhecida carreira artística.  Neste vídeo temos pois então a nossa floribela. Luciana Abreu apareceu com o seu ar cândido e desprotegido e em vez de cantar como uma esperada butterfly, soltou um rugido de leão numa voz quente que deixou sem pestanejar o desagradável júri, mostrando afinal quem canta. A sua simplicidade do momento, a sua candura comoveram-me e a sua voz emocionou-me de facto. Seria esperado que viesse a ter uma carreira de sucesso como teria se fosse por exemplo inglesa ou norte-americana, mais uma Christina Aguilera para a juventude, mais uma jovem cantora que canta mesmo. Claro que com a "enigmática" visão dos entendidos na matéria, nada poderia enobrecer mais esta rapariga, cantora à partida, do que um papel de péssima e irritante actriz, numa novela de seu nome "Floribela", em que o espaço dado às potencialidades da mocinha como cantora se reduzem a umas infelizes letras de embalar ou coisa que o valha. Dos outros grandes cantores dos "Ídolos" nem se ouve falar, será que foram silenciados para sempre para não melindrar o sucesso dos tais Tonys?!
sinto-me:
música: Alicia Keys - Fallin'
tags:

publicado por Brama às 03:11
link do post | comentar | favorito
|
13 comentários:
De Maria a 23 de Agosto de 2007 às 10:01
Eu acho que para se ser cantor(a) é preciso mais que voz. A Luciana tem voz mas não tem qualquer personalidade. É um pãozinho sem sal e nunca vai ser um ídolo ou alguma cantora de renome. Estás a ver a Luciana ao pé da Mariza ou da Dulce Pontes, ao nível da postura, carisma, personalidade? Dá vontade de rir!! Depois o nosso mercado é muito pequeno e não te esqueças que continuamos a preferir o que se faz lá fora ... cantores de merda com letras de treta, fartam-se de vender cá! E, já agora, acho injusto estares a colocar os Anjos no mesmo patamar que o Tony e filho. Estes últimos são dois pães sem sal e sem voz. Os outros têm postura, têm voz e não é bem a mesma coisa! Beijinhos!


De Brama a 23 de Agosto de 2007 às 11:59
Tens de ver também a idade, a Luciana ainda é uma jovem; ela tem uma boa voz que ainda requer muito trabalho e o à vontade e o amadurecimento também se vai conquistando. Não estou com isto a querer colocar a Luciana ao nível da Dulce Pontes ou da Mariza porque isso seria no mínimo descabido, mas convenhamos que a Luciana canta melhor que 70 a 80% dos já instalados cantores portugueses e isso é de realçar, sobretudo quando a observamos ainda tão jovem neste casting e já com o vozeirão que apresenta. O nosso mercado ser muito pequeno não é desculpa para não aproveitar quem canta e continuar a existir sempre lugar para os não cantores. Não pretendo colocar o Tony e filho ao mesmo nível dos Anjos, claro que não. O Tony é o anjo da guarda de todo o mulherio frustrado; os anjos são os tonyzinhos da massa adolescente. Naõ, agora estou a brincar ... os anjos até se toleram porque até são simpáticos e divertem a juventude, o Tony nem a ele próprio se deve aguentar, é impressionantemente mau. A única coisa que os une é serem tosos não cantores, sim, porque não me vais dizer que os Anjos cantam ... tu és a primeira a criticar a Madonna, dizendo que ela não canta, vais-me querer agora dizer que os Anjos cantam?! E então se quiseres comparar os anjos com a Luciana, em termos de carisma e personalidade estarão muito semelhantes, não vejo alguém que se sobreponha. Diferença: a Luciana canta e os Anjos não


De Maria a 23 de Agosto de 2007 às 12:14
Quem disse que a Madonna não cantava?! Já começas a inventar... eu disse que ela não teria uma grande voz ao pé de outras cantoras, quando comparada com outras cantoras, o que é diferente!


De Brama a 23 de Agosto de 2007 às 13:41
ok ... não vale a pena chatear-se outra vez com a Madonna, ela afinal vem sempre à baila ... mas seguramente é melhor que os Anjos, não achas? em tudo claro, tudinho


De rita a 23 de Agosto de 2007 às 23:37

Encontrei por acaso este post e não podia passar em vão!

A Luciana pode ainda estar "verde" no que toca a ter uma personalidade que pareça ser a congruente com a de um artista que se preze e do qual nos possamos orgulhar!

Pois bem, será verdade que ainda não a tem, será verdade que ainda tem muito a provar, mas abram os olhos aqueles que não querem ver, a Luciana tem realmente uma grande voz, já provou que aprende depressa e sim tem carisma!

Digamos que é uma pedra por lapidar que em boas mãos e em tempo util fará um belo diamante!

Portugal será pequeno demais de facto para talentos como o dela.... pena não haver investimento nestes jovens! e quando digo investimento, é investimento de qualidade e não daqueles que existem: dando-lhes projectos e musicas de fazer chorar as pedrinhas da calçada!

Mas NÃO a subestimem, ela tem VALOR! Conheçam.na um pouco melhor, não vejam apenas a superficie do que vos mostram na sic, olhem mais fundo e verão!

saudações artisticas
rita



De Brama a 24 de Agosto de 2007 às 01:33
Olá rita e muito obrigado pelo teu comentário ao meu post ... assino por baixo de tudo o que disseste


De Zé L. a 25 de Agosto de 2007 às 10:03
Sabes que sempre torci para que a Luciana vencesse os Idolos. Adoro a sua voz e o seu poder vocal. Chegava a arrepiar-me. Infelizmente, está conotada como a Floribela onde canta aquelas musiquetas pacóvias sem interesse.
Foi aproveitada mas não como acho que deveria ser... enfim.
Fala-se de que ela não tem carisma. E o que é isso de carisma? Não será a simplicidade algo de louvar também? Terão as estrelas sempre de ter uma personalidade dita forte? Não me parece. Há muitos e muitos artistas de quem nada se sabe a não ser quando pisam um palco, aparecem num filme, etc...
Talvez a simplicidade da Luciana até fosse uma mais valia para ela.
Além de que me lembre, quando a Mariza começou a aparecer nos programas do Herman e a Dulce Pontes também na tv, eram muito diferentes do que são agora. Lembro-me perfeitamente de uma Mariza muito tímida sem sequer saber para onde olhar quando falava.
As carreiras vão tornando os artistas mais confiantes, pena a da Luciana não ter seguido o melhor caminho, o caminho que eu gostaria.
Os Anjos na mesma lista dos outros? Não concordo nada.
Não sou fã dos moços mas acho que não cantam mal, o género musical não é o mesmo e até têm vozes bonitas.
Sim, há excelentes vozes por todo o país e não são essas, obrigatoriamente, que vingam. Mas não será assim por todo o mundo? Será só em Portugal?
Que qualidades vocais tem uma Britney, uma Nelly Furtado? Quanto a mim têm vozes feias, irritantes. Carisma? Onde o têm? Ainda não descobri. Parecem umas tontinhas a cada entrevista que dão. Alguém as lançou e pronto, está feito!


De J.R. a 4 de Setembro de 2007 às 23:23
Fantástico... Espero que todos os que aqui escreveram acerca da "fantástica" Floribela já tenham tido oportunidade de ouvir a suposta estrela cantar ao vivo. Sem a longa semana de ensaios dos Ídolos e sem o suporte técnico de uma gravação em estúdio a rapariga é simplesmente inaudível... eu tive dó dos meus tímpanos e andei uma semana a pedir-lhe desculpa por os ter sujeitado a tamanha tortura!!!
E já agora... quem vos lê a dizer que deram à rapariguinha um papel que lhe dá má fama, a tal da Floricoisa , fica com a impressão que obrigaram a pobre alminha a entrar numa ratoeira! De todo não é verdade... foi ela que foi ao casting e rezou 756 000 novenas para conseguir o papel... e dizem as más línguas que já está rica a pobrezinha. Felizmente que enriqueceu com um papel dignificante... não sei qual dos dois lhe assenta pior, se o de mal fadada actriz ou o de desafortunada cantora.

P.S. A Madonna nem comento!!! ahahaha


De Brama a 5 de Setembro de 2007 às 00:10
Você é absolutamente corrossiiiivvvvooooo, que mauzinho que ele é ... pronto, whatever, a Madonna é genial e ... não vale a pena massacrar mais o assunto Madonna, estamos carecas de falar dele e já não há espaço nos nossos corpinhos para mais mutuas esgatanhadelas por causa desta linda moçoila ... CERTO?! ... Logicameennntttteeeee.


De J.R. a 6 de Setembro de 2007 às 15:38
Obrigado pelo elogio!!! Corrosivo assenta-me que nem uma luva e até me dá ideias para um novo blog aqui no reino do animal verde... quem sabe...


De Brama a 6 de Setembro de 2007 às 17:08
Fico ansiosamente à espera ... é uma belíssima ideia meu lindo


De Estrela a 21 de Setembro de 2008 às 20:47
Olá. Boa Noite. Estive a ler vários dos comentários e de facto para se ser um bom cantor é preciso ser-se muito profissional e ter uma óptima postura. A voz é o elemento essencial e é aquele que não se pode adquirir. Quem tem boa voz tem, quem não tem não tem. A voz pode evoluir e ser trabalhada, mas para quem não tem boa voz nada há a fazer. No meio artístico é essencial saber estar e criar uma postura profissional nunca "passando por cima dos outros". Embora tal não seja o que muitas vezes acontece paciência... Cada um sabe o que faz... Há por aí muita gente com uma voz excelente e ninguém "pega" nessas pessoas, porque de facto na maioria das vezes só faz sucesso quem mantém "bons relacionamentos" e depende com quem é que se mantém esses relacionamentos... É triste, mas é a realidade... Há muitos cantores que já gravaram discos que em nada são profissionais e que nem sequer cantam bem, mas como se relacionam... com certas e determinadas pessoas... são uns sortudos...
Passei por aqui para comentar e aproveito para dizer que se quiserem podem visitar o blog que deqiquei ao cantor/cantor Ruben Varela (http://semprecontigo-rubenvarela.blogspot.com/). O Ruben é um excelente profissional e particpou no ultimo musical de Filipe La Féria. Interpretou por algum tempo o personagem Judas e foi excelente. Tem uma voz espectacular e é daquelas pessoas que merecia gravar um CD, pois se tivesse essa oportunidade e a oportunidade certa não tenho a menor dúvida de que faria sucesso.
Gostei muito deste blog.
Beijos
Estrela


De Brama a 22 de Setembro de 2008 às 02:04
Muito obrigado pela opinião acerca do meu blog e muito obrigado pela extenso e dedicado comentário. Verei assim que puder o cantor Ruben, a que te referes.
abraço


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


.posts recentes

. SIA Lentil

. Crato no "Mundo Perdido" ...

. Crato no "Mundo Perdido" ...

. Crato no "Mundo Perdido" ...

. Sem "papas na língua", co...

. Heartbeat Educação

. Que seria de nós sem um G...

. Como estamos em Ditadura ...

. Born Free

. MDNA, in full conviction!

. Cheikh N`Digel Lô e MDNA

. É assim que Shanghai pens...

. Aziza Mustafa Zadeh

. O tempo é escasso

. Só para relaxar um pouco ...

. Mulher que mata qualquer ...

. She give me money ... whe...

. Ainda estou vivo

. Because of You ...

. Inté

.arquivos

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Junho 2012

. Dezembro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Setembro 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds