Segunda-feira, 3 de Setembro de 2007

É verdade ... sou professor!

professor, salaaula, retrato.fotosearch - buscade fotos, imagense clipart (Imagem retirada da Internet)

 

Não ... não sou a pessoa acima apresentada e nos dias que correm, faço um esforço sobrehumano para manter ou conseguir um tão rasgado sorriso de quem ainda acredita em alguma coisa. Quando comecei, o meu sorriso era mais ou menos aquele, achava que tinha uma missão, que iria ensinar coisas lindas, contribuir para uma efectiva melhoria dos jovens enquanto pessoas, insisti algum tempo apesar das adversidades de toda a ordem, insisti muito mesmo, mas estou a esgotar as minhas munições. Os sucessivos governos e as sucessivas medidas das diversas classes ministeriais que nos gerem, têm contribuído sistematicamente para desvirtuar as minhas expectativas enquanto profissional da educação. Quando iniciei, juro que pensei que iria ser professor, no meu conceito de professor claro. Ai santa ingenuidade ... parece que o conceito varia bastante, já deu para perceber que no entendimento dos supostos peritos na matéria, ser professor funde-se com toda uma panóplia de outras funções que fazem esquecer a finalidade da minha licenciatura, mas que infelizmente não se multiplicam de igual modo em termos financeiros ... muito estranho. Será que os professores não precisarão também de algum incentivozinho, sei lá, alguma espécie de reforço positivo ... não é isso que nos ensinaram a fazer com os nossos alunos, mesmo quando eles abertamente nos ameaçam verbal ou fisicamente, do género "Vá lá menino, não cause mais hematomas no bracinho do seu professor, ele promete retirar-lhe as faltas injustificadas e já não envia mais comunicados à mãe e ao pai dizendo que o menino agride e ofende os professores." ou então, "Luísa, se voltar a morder a professora de Física e Química e chamar-lhe p*** mais alguma vez, terei mesmo de chamar cá o encarregado de educação e deixarei de lhe passar o tpc no caderno." Estes exemplos poderiam ser exagerados, mas nos dias que correm já não o são, espero pelo menos que sejam raros na generalidade dos nossos estabelecimentos de ensino. Pois é ... ser professor é hoje em dia uma verdadeira prova de fogo e de elevado masoquismo. Amanhã recomeço mas já lá vai o tempo em que o fazia com uma motivação extrema, não que tivesse motivos para, simplesmente porque ainda acreditava poder mudar a desordem, mas sozinho contra o sistema não dá mesmo. Como se já não bastasse a coisa estar péssima, eis que hilariantes medidas totalmente incentivadoras irão ser postas em prática a partir deste ano lectivo, todas conducentes  a um real sucesso das práticas de ensino-aprendizagem. Será que eles crêem estar os professores motivados e felizes neste recomeçar? Penso que a educação passou a ser mais um mito nacional ... será o descambar completo de um sistema que já não tem pés de barro, mas de areia e que eu, pelo menos, já perdi a capacidade de abraçar como antes.

 

                                                                                                                       Brama

sinto-me:

publicado por Brama às 12:22
link do post | comentar | favorito
|
5 comentários:
De Maria a 3 de Setembro de 2007 às 14:21
Tens razão em tudo o que dizes, mas olha que há pessoas em situação pior!! Pelo menos, quase dois meses de férias só no Verão ninguém te tira!!


De Brama a 3 de Setembro de 2007 às 14:39
Espero que não te estejas a referir a mim ... eu não tive dois meses de férias, tive um.


De Zé L. a 4 de Setembro de 2007 às 01:53
Eu já nem sei comentar estas coisas.

2 meses de férias? Só se forem alguns porque eu até em 3 dias do mês de férias fui trabalhar.

Bem, parece que este próximo ano vai ferver a bom ferver... a ver vamos.

E essa história das regalias dos professores já me dá gosma, sinceramente. Como até podemos ter mais uns dias livres, então toca a carregar a mula com tudo o resto.
Eu preferia não ter folgas no Natal e Páscoa e ter um ensino minimamente decente em Portugal.


De Brama a 4 de Setembro de 2007 às 03:16
Sim ... concordo plenamente ... eu abdica dos dias que me dão até um certo jeito para ver um ensino retratado à minha imagem ou aquilo que eu entendo deva ser um real desempenho enquanto professor ... abdicava e sem qualquer hesitação e estou certo de que ficaria muito mais feliz ... este sistema do faz de conta e do brincar aos professores é que não interessa mesmo ... o cansaço é sempre minimizado quando a gente se sente feliz com o que faz e com a sensação de realização, se ver os frutos do seu trabalho ...


De The Tales Maker a 9 de Setembro de 2007 às 09:38
E porque escolheste tu para ilustrar o texto, a foto de um professor negro? ahhh, sei, para que que o sorriso do senhor de côr te anime, te levante o ânimo, a moral. Compreendo, os dentes do senhor são mais brancos, mas é só por causa disso que lá escolheste o professor negro, aposto, lol.
Vá, abraço e um bom ano lectivo!
;)


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


.posts recentes

. SIA Lentil

. Crato no "Mundo Perdido" ...

. Crato no "Mundo Perdido" ...

. Crato no "Mundo Perdido" ...

. Sem "papas na língua", co...

. Heartbeat Educação

. Que seria de nós sem um G...

. Como estamos em Ditadura ...

. Born Free

. MDNA, in full conviction!

. Cheikh N`Digel Lô e MDNA

. É assim que Shanghai pens...

. Aziza Mustafa Zadeh

. O tempo é escasso

. Só para relaxar um pouco ...

. Mulher que mata qualquer ...

. She give me money ... whe...

. Ainda estou vivo

. Because of You ...

. Inté

.arquivos

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Junho 2012

. Dezembro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Setembro 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds