Sábado, 6 de Dezembro de 2008

Balanço 1ºEncontro Comenius

Foi uma semana muito interessante, produtiva e agradável. Foi muito bom voltar àquela mega-cidade. Foi muito bom conhecer tantos colegas de escolas e países tão diferentes do nosso e com experiências tão distintas para partilhar. Foi interessante conhecer de um momento para o outro, um grupo tão grande e diversificado, tão longe de casa. Foi estimulante estabelecer comunicação com tantas pessoas. Foi muito interessante conhecer, por dentro, duas escolas londrinas (uma do 1ºciclo e outra secundária). Na memória ficaram-me os sorrisos, o entusiasmo, o olhar vivo e expressivo, a disciplina e correcção e a educação das crianças da Yardley Primary School, a boa disposição, simpatia, disponibilidade e extrema organização do nosso grupo de colegas anfitrião, a explosão de cores e de manifestações artísticas daquela acolhedora Escola e os agradáveis momentos de convívio com alguns dos colegas de outros países.

 

 

 

Algumas Informações interessantes:

 

- Na generalidade das escolas inglesas, os alunos vestem uniforme (no caso da Yardley Primary School é verde escuro e preto) para, entre outras razões, serem mais facilmente identificados (caso haja o desaparecimento de algum aluno durante por ex. uma visita de estudo) ou até minimizar/esbater as desigualdades sociais entre os alunos;

- Cada professor tem um assistente. Isto é, o professor pode ser professor porque tem um assistente que lhe trata de outras questões (ex. burocracias, requisição e organização de material nas salas, ...);

- Os alunos (com 6, 7, 8 e 9 anos de idade), levantam a mão para colocar questões na aula, respeitam a vez dos colegas e ouvem atenta e silenciosamente a resposta;

- Os alunos (com 6, 7, 8 e 9 anos de idade) não se deslocam pelos corredores da Escola a correr, a gritar e a atropelarem-se uns aos outros e PASMEM-SE ... quando se cruzam com qualquer professor (inclusive nós,  a quem não conheciam), cumprimentam-nos cordialmente e por vezes, chegam a apresentar-se e a dar-nos as boas-vindas;

- Agora a maior curiosidade de todas: ESTAS CRIANÇAS CONSEGUEM SER SIMULTANEAMENTE EDUCADAS, CUMPRIDORAS, DISCIPLINADAS E ... ESTRANHAMENTE NÃO TRAUMATIZADAS E ATÉ DESCONTRAÍDAS (será que só em Portugal é que a educação e a disciplina traumatizam as criancinhas?!).

 

Claro que o estado do tempo na capital inglesa é quase sempre aquele. Choveu, choveu e choveu ... uma chuva miudinhas e constante. Mas também é verdade que Londres sem nebulosidade e chuva perde metade da graça. Londres quer-se com chuva. Não consegui melhorar da minha constipação e a coisa agravou quando cheguei. Por outro lado a localização do nosso Hotel (no coração da Epping Forest - Chingford), isto é, numa área ainda mais húmida do que a extrema humidade habitual, também não ajudou mesmo nada.

 

Mas, para primeiro encontro de um projecto europeu, definitivamente nada mais acertado que Londres como local eleito, o centro europeu da diversidade e da fusão de culturas. Claro que nos ríamos muito quando alguém (apercebendo-se de que éramos um grupo em viagem), nos questionava de onde provinhamos. Olhávamos uns para os outros e não sabíamos muito bem por que nação começar.

 

Agora é esperar pelo próximo encontro ...

 

 Queen Elizabeth's Hunting Lodge - Chingford

 

 

Chingford Secondary School

 

 

Waltham Abbey Church

 

                                                                                                                                             Brama


publicado por Brama às 15:03
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De pinguim a 6 de Dezembro de 2008 às 18:56
Interessantíssimo este post por tudo o que nele dizes e até por aquilo que não é preciso dizer; o nosso atraso em relação aos outros países vem da nossa incivilidade, que tentamos ocultar com o desenrascanço e alguma habilidade; mas falta-nos a base cultural e portanto falta-nos quase tudo.
Abraço.


De Maria a 7 de Dezembro de 2008 às 12:17
Aquilo que descreveste das escolas inglesas é muito semelhante ao que acontece nas nossas escolas!


De graduated_Fool a 9 de Dezembro de 2008 às 11:45
Voltei! Adorei! Depois conto como foi a curta, mas muito boa estadia em Espanha, claro.

Em relação ao post, pois, pois, pois. Enfim, tirando a questão das fardas dos alunos, coisa que até acho graça mas que me faz confusão. Os miúdos andarem durante anos e anos a fio vestidos todos da mesma maneira e com a mesma roupa ao sair de casa todo o single day. Não, não me agrada. Tem a sua graçola mas não mais do que isso. Pronto, hábitos. E os argumentos de se poderem mais facilmente encontrar nas visitas de estudo e para se esbaterem as diferenças de classe não me chegam. Os miúdos não fazem assim tantas visitas (então que as usassem só nesses dias) e mesmo vestidos de igual eles até sabem quem é quem e o tipo de vida que levam. Por outro lado, talvez por isso, os ingleses dêem tão pouca importância a quem veste o quê, de que marca é, etc... Cá, os miúdos ainda discriminam muito pela roupa que os colegas vestem.
Bem, o que interessa é que adoraste e que foi muito positivo. E safaste-te muito bem com o inglês. Boa!



Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 4 seguidores

.pesquisar

 

.Julho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. SIA Lentil

. Crato no "Mundo Perdido" ...

. Crato no "Mundo Perdido" ...

. Crato no "Mundo Perdido" ...

. Sem "papas na língua", co...

. Heartbeat Educação

. Que seria de nós sem um G...

. Como estamos em Ditadura ...

. Born Free

. MDNA, in full conviction!

. Cheikh N`Digel Lô e MDNA

. É assim que Shanghai pens...

. Aziza Mustafa Zadeh

. O tempo é escasso

. Só para relaxar um pouco ...

. Mulher que mata qualquer ...

. She give me money ... whe...

. Ainda estou vivo

. Because of You ...

. Inté

.arquivos

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Junho 2012

. Dezembro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Setembro 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

.tags

. todas as tags

.links

SAPO Blogs

.subscrever feeds