Quarta-feira, 25 de Março de 2009

Política Educativa da Fachada e dos Números

Que engraçado, ia mesmo agora escrever um textozinho elucidativo de mais alguns pormenores demonstrativos de como este Governo e este Ministério da Educação em concreto, não olham a meios para atingir os fins. Este Governo é um cancro nacional e a sua actuação é, acima de tudo, anti-democrática, anti-pedagógica e propensa a toda a forma de destruição da Escola Pública, de insucesso escolar efectivo dos alunos, de destruição do ambiente de trabalho entre os professores. Este é o Governo da invasão da opinião pública (com informação falsa), da propaganda despudorada, apenas preocupado com resultados, números, números ... como é referido por Santana Castilho no próximo vídeo. É o Governo da mentira da farsa, das medidas falaciosas.

 

Estes governantes são uns parasitas do nosso sistema de ensino.

 

Entretanto este vídeo toca em vários aspectos sensíveis, entre os quais a questão dos alunos transitarem sem saber, por causa das percentagens de sucesso e dos números que o Governo quer, a questão das Novas Oportunidades e da farsa que representam.

 

NOTA: A minha escola deve ser um achado a nível nacional, de como as Novas Oportunidades estão a funcionar com seriedade, brio e alguns critérios de exigência dentro daquilo que é o espírito das Novas Oportunidades. Mas é um caso perdido e certamente pouco comparável com a imensidão de centros por esse país fora, que estão a funcionar de forma desastrosa e certificam os candidatos por pouco mais que a sua existência enquanto pessoas e a inscrição ... pronto, mais algumas coisas, uma autobiografia de 3 ou 4 páginas e uns certificados perdidos pelo meio. Têm objectivamente menos trabalho e validam competências com maior rapidez e claro está ... candidatos e candidatos imediatamente validados, reconhecidos e certificados ... para alimentar a máquina estatística do Ministério.

Até certificar aquilo que são as aprendizagens de vida com base nas experiências pessoais, profissionais e outras, pode traduzir-se num trabalho sério e com fundamento, se for feito com transparência, rigor e empenho e reconhecer efectivamente a alguns, repito, alguns candidatos, a possibilidade de completar o secundário sem qualquer vergonha pelo processo adoptado. Existem de facto alguns candidatos que dispõem de muitas competências em várias áreas ... mas são só alguns. O Ministério quer todos, claro ... como irá justificar que a sua ideia foi mega-bem sucedida se não se cumprirem as metas que traçou ... interessam os fins, não os meios. E lá está ... qualidade é para este Ministério, sinónimo de perder algum tempo e condiciona a rápida certificação e o rápido crescimento de números e mais números de candidatos certificados. Assim, os centros que estão a funcionar bem são, para o Ministério, os que funcionam mal. É a produção em série de certificados.

 

 

ATENÇÃO: Este post destina-se principalmente a esclarecer as pessoas que estão fora das questões do Ensino, ou estão menos esclarecidas ou sensibilizadas para estas temáticas.

 

Os professores já sabem este filme de trás para a frente e só não vêem o que não querem ver ou desistiram de ver ... preferiram "imaginar" um cenário diferente, de fuga de uma realidade absurda. Aí é que está o meu problema ... eu tento ... e tento ... mas a coisa é sempre temporária ... depois tenho de explodir para eliminar a carga negativa acumulada ... ou brincar e dizer umas parvoíces (também é uma técnica de fuga e descompressão, muito em voga nos dias que correm, entre o professorado) ... dizemos umas palermices e vamos mais leves para casa.

Depois há os que criaram uma carapaça à sua volta quase intransponível ... passam despercebidos, não se queixam de nada e tentam à força justificar tudo, no que acreditam e no que não acreditam ... mas pronto, nesta guerra têm a legitimidade de se defenderem como podem.

Mas a verdade, verdadinha ... é que o professorado anda todo muito desmotivado e triste, técnica daqui, técnica dali ... a dura realidade da Escola actual, não é pessimismo nem ficção ... é mesmo um facto consumado.

 

Brama

 


publicado por Brama às 18:03
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Maria a 27 de Março de 2009 às 18:51
Eu já ouvi este senhor falar várias vezes e demonstra, claramente, que é uma pessoa sensata, informada e conhecedora da realidade. Ou não fosse ele professor! Pode ser que da próxima vez escolham para ministro um fulano como ele e não uma reles socióloga que só se tem safo profissionalente porque conhece este, aquele e o outro e tem o cartãozinho do PS. Ah pois é!! Senão andava como eu ando, oh tio, oh tio! Apesar de não se poder comparar à minha pessoa que é anos luz mais competente e sensata que ela.



De Denise a 2 de Abril de 2009 às 14:37
Excelente!
Curiosamente decidi ontem escrever também umas coisitas sobre as N.O.... mas vai seguindo por partes.
Que realidade lastimável a nossa...


De Graduated_Fool a 3 de Abril de 2009 às 01:17
Ia jurar que tinha comentado aqui as palavras deste senhor.

Enfim, ele tem toda a razão e mostra mesmo o total descalabro em que anda tudo isto.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


.posts recentes

. SIA Lentil

. Crato no "Mundo Perdido" ...

. Crato no "Mundo Perdido" ...

. Crato no "Mundo Perdido" ...

. Sem "papas na língua", co...

. Heartbeat Educação

. Que seria de nós sem um G...

. Como estamos em Ditadura ...

. Born Free

. MDNA, in full conviction!

. Cheikh N`Digel Lô e MDNA

. É assim que Shanghai pens...

. Aziza Mustafa Zadeh

. O tempo é escasso

. Só para relaxar um pouco ...

. Mulher que mata qualquer ...

. She give me money ... whe...

. Ainda estou vivo

. Because of You ...

. Inté

.arquivos

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Junho 2012

. Dezembro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Setembro 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds