Terça-feira, 25 de Setembro de 2007

Horários inspeccionados ...

 

escola, crianças,escalando. fotosearch- busca de fotos,imagens e clipart 

                                               (Imagem retirada da Internet)

 

Mais uma brilhante notícia a ajudar mais um pouco a vincar a má imagem que já passou para a opinião pública sobre os professores, imagem protagonizada pelo ministério que nos gere  ... desta vez tem a ver com os horários e mais uma vez são as criancinhas que ficam lesadas ... coitados dos nossos alunos, sofrem tanto, mas tanto ... coitadinhos.

Desta vez, concluiu-se que vários horários por este país fora não estão conformes com a lei, há muitas turmas com furos entre os tempos lectivos, o que é quase um crime sério, porque os nossos meninos nunca deverão ter, sob qualquer motivo, horários com furos ... jamais. Também há turmas que iriam padecer com cerca de oito tempos diários, o que é inadmissível, esse desgaste a existir só poderá cair sobre as mulas dos professores ... que não querem fazer mesmo nenhum.

Pronto, cá está ...foram os malandros dos professores que cozinharam estes horários para se furtarem ao trabalho, ai que grandes malvados ... continuam a não querer fazer nada, mesmo com estas medidas todas  ... (será o que o pessoal em cada uma de suas casas pensará com toda a certeza, porque é a imagem que se tenta passar).

Agora pergunto eu, porque de facto, durante estes anos todos ainda não percebi: não é suposto os alunos passarem mais tempo nas escolas com os professores a servirem de acompanhantes ou amas (a palavra acompanhante soa mesmo mal ...)?!não é suposto os alunos utilizarem mais os serviços de biblioteca, todo o material científico e pedagógico deixado à sua disposição na escola para trabalhos de pesquisa ?!

Não percebo que mal pode ter um furo ou outro no horário ... afinal com esses tempos até podem descansar um pouco, fazer uma paragem entre as aulas, conviver uns com os outros, ir à biblioteca, comer no bar dos alunos, pedir algum tipo de ajuda ou até conviver mesmo com alguns professores ... titulares claro, porque são os que têm menos carga ... os outros estão a divertir-se nas montanhas de papéis de direcção de turma, PCT's, planos disto e daquilo, relatórios disto e daquilo, questionários disto e daquilo, grelhas disto e daquilo, comunicados disto e daquilo, planificações disto e daquilo ... papelada com fartura, mas não da que nos daria com toda a certeza mais jeito.

Se os alunos passam o tempo enfiados no espaço de aula, onde fica o espaço para um desenvolvimento mais autónomo do seu trabalho?!

Por outro lado, as equipas que procedem à elaboração dos horários sabem com toda a certeza como é difícil articular todo aquele quebra-cabeças ... é absolutamente horrível. existem cursos com uma carga horária tão grande, que conseguir que os alunos não tenham oito tempos seguidos é um feito genial, isto claro, sem prejudicar outras turmas que entretanto também precisam de um horário compatível com as suas necessidades e interesses. É absolutamente anedótico este tipo de notícias que vêm a público ... sugiro então que o entendido ministério da educação arranje mais umas equipas, de preferência lá da sua cor política, qualquer que seja, tanto faz ... a desgraça é mesmo sempre igual ... assim umas equipas de peritos altamente qualificados em fazer horários para que venha logo tudo perfeitinho e não haja perdas de tempo em início de ano escolar com dezenas de reformulações de horários e claro ... para que não se perca depois mais tempo com inspecções de horários e dinheiro também ... há que continuar a caminhar em prol de uma sagaz contenção de despesas ... que é lá isso, gastar dinheiro com inspectores se o nosso ministério querido pode até passar o mês de agosto a fazer milhares de horários para a professorada ... arranjem, porque não um qualquer programa daqueles que engatou a colocação de professores há quatro anos atrás e os colocou tardiamante ...talvez com um pouco de sorte, os horários estejam lindos e maravilhosos, prontos a entrar em funcionamento a partir de Janeiro e até lá, os professores fazem umas camisolinhas de malha e uma rendinhas para os seus queridos alunos vestirem no rigoroso inverno ...tudo na sala de professores de agulhas na mão, não acham ternurento?

Esta camisolinha verde alface é para a minha Miriam Cátia do 7ºB, coitadinha ...ela escreve pouco mais que o nome próprio, embora nunca o consiga fazer da mesma forma duas vezes seguidas, mas este ano vai transitar nem que eu tenha de espancar alguns colegas em conselho de turma, ela não pode ficar eternamente no sétimo ano, já é a terceira retenção e este ano a minha avaliação pode ficar prejudicada ... além disso a mãe da Miram Cátia já disse que não consegue fazer nada dela em casa e se ela não transitar este ano, vai fazer queixa à direcção regional porque outra retenção pode traumatizar a menina ou macerá-la mesmo ... gostam da camisolinha da minha menina?

 

                                                                                                                                 Brama

sinto-me:
música: talesmaker blog music

publicado por Brama às 15:16
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Maria a 25 de Setembro de 2007 às 16:26
LOL!!! Excelente! Muito bom ... consegui imaginar-te também a tricotar qualquer coisa e a comentar que as cores da camisola da professora que está ao teu lado não combinam muito bem! ;)


De The Tales Maker a 25 de Setembro de 2007 às 19:08
De facto o estado da educação deste país vai de mal a pior. Quando se pensa que não pode piorar, lá arranjam algo mais.
Quanto aos furos, sou te sincero, não digo com todos, mas gostava de conviver com os meus antigos professores, principalmente aqueles que também tinham gosto (sim, a vontade é importante) de partilhar o seu tempo connosco, fora das aulas.


De graduated Fool a 25 de Setembro de 2007 às 23:46
Não vi a camisolinha verde mas deve ser linda! lol

Pois olha que grande ideia tu tiveste, sim senhor. Adorei.

Aquela cambada que faça os horários!

É incrível, lançam as mantas todas cheias de buracos, os professores tentam tapá-los da melhor forma possível e depois ainda dizem mal de nós. Bardam****!
Mas a culpa também é nossa porque a manta vem rota e nós insistimos sempre em arranjá-la, amanhá-la aqui ou ali.


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 4 seguidores

.pesquisar

 

.Julho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. SIA Lentil

. Crato no "Mundo Perdido" ...

. Crato no "Mundo Perdido" ...

. Crato no "Mundo Perdido" ...

. Sem "papas na língua", co...

. Heartbeat Educação

. Que seria de nós sem um G...

. Como estamos em Ditadura ...

. Born Free

. MDNA, in full conviction!

. Cheikh N`Digel Lô e MDNA

. É assim que Shanghai pens...

. Aziza Mustafa Zadeh

. O tempo é escasso

. Só para relaxar um pouco ...

. Mulher que mata qualquer ...

. She give me money ... whe...

. Ainda estou vivo

. Because of You ...

. Inté

.arquivos

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Junho 2012

. Dezembro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Setembro 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

.tags

. todas as tags

.links

SAPO Blogs

.subscrever feeds