Sexta-feira, 28 de Setembro de 2007

Uma questão de Papel!

T: _ Viste por aí aquele papel para assinar?

V: _ Qual papel?

T: _ Acho que é uma convocatória para uma reunião de quarta.

V: _ Sim, mas que reunião? de departamento?! de grupo?! ou será a dos CEF's?

T: _ A de departamento claro, eu tenho lá isso dos CEF's.

V: _ A funcionária do PBX é que a tem, mas agora não está aí. Já sabes das tuas reuniões?

T: _ Quais reuniões?

V: _ As de encarregados de educação! Não viste o papel afixado no placard?

T: _ Onde? Mas essas não são só para o próximo mês? Vai ser feita uma reunião antes, com os directores de turma.

V: _ Não, parece que não e começam já na segunda. Convém que envies os comunicados a convocar os pais.

T: _ Então mas hoje é sexta ... vá, deixa-te lá de brincadeiras. E onde estão os comunicados? Ainda ontem a coordenadora disse que ía tratar disso.

V: _ Pois olha, eu tenho só na terça, os comunicados estão ali nos cacifos das turmas, vai já tratar disso, preencher e fotocopiar pelo número de alunos. e entrega-lhes.

T: _ Mas se já nem vou ter aulas com eles. Onde é que está afixado esse papel? E o guião, onde está? não era suposto existir um guião?! Bem, eu nem sei ainda o que devo fazer. Tenho a lista de alunos, o horário da turma,  o documento entregue aquando dos conselhos de turma iniciais, os planos de recuperação do ano passado, cópias das actas de reunião,  falta-me o esboço da acta, tenho a listagem de presenças dos pais. É verdade! terei de levar também uma cópia da acta de reunião inicial, não é?

V: _ Pois convém. O guião ainda está a ser elaborado.

T: _ O quê? está a ser elaborado como? Então se dizes que as reuniões começam segunda ... onde é que está o papel afixado?

V: _ Está aqui um e outro lá em cima na sala de professores.

T: _ Ai meu deus, eu tenho a primeira e é segunda. E a minha outra direcção de turma? 

V: _ Vá acalma-te lá. O guião ainda não está feito, mas é bom que para além do que referiste,  leves o calendário escolar, uma breve caracterização da turma ( há uma grelha para isso), a relação de professores e disciplinas, o regulamento interno para eventuais esclarecimentos, a Lei 30/2002 que aprova o estatuto do aluno não superior, é aconselhável que tenhas também contigo o Projecto Educativo da Escola e, se já tiveres contigo critérios de avaliação nas várias disciplinas e planificações de longo e médio prazo, leva também.

T: _ Só podes estar a brincar certo! Como é que eu trato de tudo isso agora? Vou ter a tarde cheia de aulas e agora tenho pouco tempo para tudo isso. e ainda nem tenho o tal guião, isto é de loucos. E os colegas todos também vão lá estar certo?

V: _ Sim ... e os alunos também, não te esqueças, faz parte do plano de melhoria da escola. Por falar nisso, não te esqueças também do plano de melhoria, pode ser preciso. agora devias ir já tratar dos comunicados e pedir uma cópia da acta de reunião inicial.

 

(Nisto entra a funcionária com a convocatória da reunião de departamento)

 

F: _ Professora T desculpe, tem aqui esta convocatória para a próxima quarta e este documento é para os senhores professores lerem para a reunião.

 

(A professora T olha para um calhamaço de 60 páginas e naquele momento sente que gostaria rapidamente de evadir-se para uma serena praia das Caraíbas, de mar azul turquesa, onde estivesse deitada numa rede a beber água de coco).

 

 

Sinto-me defraudado, quando me formei ninguém me explicou que isto era para os "apanhados", fui enganado porque ninguém me explicou que ia se burocrata, secretário, acompanhante, psicólogo, vidente ( a parte de desocultar competências), "pai", palhaço, malabarista, otário ... , tudo isto e muito mais, tudo menos professor. Nã haverá aqui uma inversão de "papéis"?!

 Este diálogo criado passa-se todos os dias, pelo menos, na escola pública. E ... (vou dizer a coisa mais incrível que já disse), tenho uma certa saudade de estar na sala de professores  a falar dos alunos e da indisciplina destes, fotocopiar materiais pertinentes sobre a minha disciplina ... assim coisas mais proveitosas no fundo. E tenho saudade, não por ser masoquista, não ... tenho saudade porque isso significava que no meio de tudo isto, existia uma certa dimensão humana no ensino ... afinal não lidamos com jovens que passam pela difícil e complexa fase da adolescência?! Neste momento conversas sobre alunos (o suposto produto do nosso trabalho) e sua indisciplina, não existem. Esta  de facto existe ainda, os professores é que não estão ocupados dela, porque não têm espaço para tal. O professor ideal do momento será alguém tão infinitamente só no mundo, sem família e amigos e com objectivos de vida tão limitados, que possa dedicar-se em exclusivo à escola. Quando estiver na escola dedica-se alegremente (para passar uma boa imagem conducente a uma boa avaliação) à parte burocrática que seria função de tantos outros profissionais; já em casa, trabalha até altas horas na preparação da parte lectiva, que ficou pendente por falta de tempo no seu local de trabalho, multiplicando horas extraordinárias não contabilizadas nem pagas, levadas a cabo apenas por um imenso amor à camisola, que nem já se traduz em mudança de escalão. A parte boa da questão é para congelar. Eu, como me reservo o direito de ter vida própria (essencial ao meu equiíbrio, cada vez mais débil),  tenho-me esforçado por desenvolver interesses divergentes dos escolares, que também mereço. Sim ... eu sei, eu sei que sou ousado em dedicar-me a outros interesses para além da escola ... mas é uma questão de saúde pessoal e até pública.

 

                                                                                                          Brama                               

 

 

 

sinto-me:

publicado por Brama às 20:26
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De The Tales Maker a 28 de Setembro de 2007 às 22:32
E eu que estive para ir para professor, livra.
Hoje em dia só se fosse universitário e ainda assim...
:S


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


.posts recentes

. SIA Lentil

. Crato no "Mundo Perdido" ...

. Crato no "Mundo Perdido" ...

. Crato no "Mundo Perdido" ...

. Sem "papas na língua", co...

. Heartbeat Educação

. Que seria de nós sem um G...

. Como estamos em Ditadura ...

. Born Free

. MDNA, in full conviction!

. Cheikh N`Digel Lô e MDNA

. É assim que Shanghai pens...

. Aziza Mustafa Zadeh

. O tempo é escasso

. Só para relaxar um pouco ...

. Mulher que mata qualquer ...

. She give me money ... whe...

. Ainda estou vivo

. Because of You ...

. Inté

.arquivos

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Junho 2012

. Dezembro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Setembro 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds