Quinta-feira, 8 de Maio de 2008

Só para não ter de Pensar

X: _ Sabes que já não tenho paciência para aquelas coisas … aliás, na verdade nunca tive. Apesar de ser boa pessoa, é vazio de conteúdo. Não se aprende nada com ele.

Y: _ Sim, é verdade mas tens de aprender a ser mais permeável à personalidade dos outros e mais tolerante para com o seu universo. Aí reside o teu problema.

X: _ Eu conheço-o há mais tempo. Ele sempre foi assim, apenas envelheceu fisicamente. De resto, as motivações são as mesmas, os interesses quase nulos e o discurso … idêntico. Por vezes sinto que perco o meu tempo.

Y: _ Isso também não é verdade. Várias pessoas observam-no de forma diferente e há sempre uma evolução nas pessoas, ainda que pouco visível.

X: _ Pois eu não acho, as conversas são sempre as mesmas, as piadas também. Gosto dele como pessoa mas não me acrescenta nada de útil em termos de aprendizagem significante. Que temas podes falar com alguém que não tem paciência para pensar ou reflectir sobre nada?

Y: _ Porque ele recusa-se a “perder” tempo a pensar. Além de sexo, drogas e álcool, nada faz parte do seu universo. Acaba por ser um refúgio, o seu refúgio.

X: _ É isso que me faz confusão, nortear a vida por um conjunto de prazeres físicos em queda para a decadência pessoal, sem que haja reflexão sobre aspectos mais elevados ou, pelo menos, instrutivos.

Y: _ Talvez seja uma escapatória para não ter de pensar naquilo que o constrange ou o faz sofrer. Sabemos que não vamos mudar nada. Como tal, terás de aceitar as pessoas e aprender a estar com ele em situações determinadas.

X: _ Desculpa mas carências afectivas e emocionais todos temos. Eu também as tenho e interesso-me por outros assuntos e gosto de falar deles.

Y: _ Mas isso és tu que és assim, também por isso não és vazio como ele. Tens interesse em explorar temáticas relevantes. Mas deves aprender a descentrar-te de ti e do que gostas para interpretares o que sentem os outros.

X: _ Nós não vivemos só do facto de ter alguém nas nossas vidas para nos iluminar os dias. A vida é muito mais do que isso. Aliás, há questões emocionais sobre as quais já me aborrece reflectir porque me fazem sofrer. Prefiro não ter de pensar nelas e canalizar a atenção para outras questões. Talvez seja também uma fuga.

Y: _ Mas deverias pensar nelas de alguma forma, também fazem parte. Nesse aspecto vocês são iguais.

X: _ Em que aspecto?                                    

Y: _ Ambos tentam escapar a ter de pensar na parte afectiva. Apenas utilizam armas diferentes com o objectivo de sobreviver.

X: _ Sim, é verdade que prefiro não ter de pensar nisto e “apagar” o mais possível as questões emocionais. Mas também não temos de viver em função delas. Que tal ocupar a cabeça com algo mais produtivo?

Y: _ Para ele é mais produtivo ocupar o tempo com sexo, drogas e álcool. Pelo menos retira mais prazer.  

 

                                                                                                       Brama


publicado por Brama às 15:22
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Graduated_Fool a 8 de Maio de 2008 às 18:37
Entendo perfeitamente o discurso do Y, mas assino por baixo do discurso do X. Não tenho mesmo já qualquer paciência para vazios cósmicos.


De pinguim a 8 de Maio de 2008 às 23:46
Eu nunca tive, e não é agora, com a minha idade que vou ter tempo para dar abrigo a pessoas desse género.
Costumo dizer para os meus botões: "deixa-os pousar..."
Abraço.


De medusasss a 9 de Maio de 2008 às 23:42
Li primeiro o outro post e só depois passei para este.

Bem... nem tanto à terra nem tanto ao mar... hedonistas vivem bem sozinhos, ninguém consegue aguentar aquele ritmo rápido de auto-destruição.

Mas a verdade é que a vida é feita de fugas, e o necessário equilibrio não existe, vai-se tentando!

Mesmo as pessoas vazias têm uma sensibilidade e uma racionalidade que propositadamente escondem, e muitas vezes só emerge acidentalmente em situações de crise.

Pessoas, todos reagimos de maneira diferente à dor/prazer de viver.
***


De corrosivojr a 10 de Maio de 2008 às 01:44
mais dois pseudo-intelectuais...

LOL


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 4 seguidores

.pesquisar

 

.Julho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. SIA Lentil

. Crato no "Mundo Perdido" ...

. Crato no "Mundo Perdido" ...

. Crato no "Mundo Perdido" ...

. Sem "papas na língua", co...

. Heartbeat Educação

. Que seria de nós sem um G...

. Como estamos em Ditadura ...

. Born Free

. MDNA, in full conviction!

. Cheikh N`Digel Lô e MDNA

. É assim que Shanghai pens...

. Aziza Mustafa Zadeh

. O tempo é escasso

. Só para relaxar um pouco ...

. Mulher que mata qualquer ...

. She give me money ... whe...

. Ainda estou vivo

. Because of You ...

. Inté

.arquivos

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Junho 2012

. Dezembro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Setembro 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

.tags

. todas as tags

.links

SAPO Blogs

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub