"Suspende-se ou solicita-se a Suspensão?"
Tema sério e grave!!!
"A Escola não pode suspender um processo de avaliação, quanto muito pode solicitar a suspensão porque há que zelar pela nossa imagem pública e, embora estejamos desgostos e cheios de razão contra este modelo de avaliação, temos sempre de seguir os trâmites legais, para que ninguém nos possa apontar nenhum defeito de forma ou de princípio."
As minhas duas questões imediata são:
1ª - Para quê solicitar a suspensão? Será que a equipa ministerial alguma vez aceitaria essa solicitação quando 120 mil professores nas ruas não os fizeram recuar um passo?
2ª - Que imagem pública têm ainda os professores a defender?
A Suspensão é o caminho certo porque não vejo nenhuma hipótese de entrar em mais conversações com este Governo. E por falar em ilegalidades, que dizer das muitas ilegalidades cometidas pelo Governo neste processo de avaliação de professores!!! E que dizer da maior de todas as ilegalidades, quando achavámos que iriamos ter um Governo socialista e afinal se tranformou em fascista!!! Maioria absoluta não tem de ser igual a ilegalidade, ou tem?!
Várias escolas suspenderam o modelo, incluindo a minha. Muitas mais farão o mesmo porque é o único caminho possível. Parece que os órgãos de gestão de muitas escolas portuguesas já estão a receber instruções superiores no sentido da intimidação dos docentes que suspenderam a avaliação, que serão sancionados à posteriori. Depois de tudo, parece-me que não poderemos nunca ceder a pressões e sustentar este "braços de ferro" com o Ministério ... afinal somos tantos e se quisermos bloqueamos este processo que é, acima de tudo, injusto e destruidor da nossa profissão.
É lamentável a atitude da Ministra da Educação e respectivos Secretários e sobretudo do Primeiro-Ministro que, sistematicamente suja a imagem dos professores junto da opinião pública, para além de deturpar muitas informações ou mentir mesmo, em favor da sua governação e em detrimento da credibilidade dos docentes.
São de lamentar igualmente os comentários do Presidente da República que, ao invés de cumprir as suas obrigações enquanto Instituição que é, não tem feito absolutamente nada nas questões mais sensíveis, limitando-se a apelar à serenidade (como se fosse possível ser sereno com um Governo autista!) e a "repreender" professores e alunos em todo este processo.
A Educação em Portugal está, em minha opinião, a atravessar o período mais crítico e vergonhoso de sempre.
Estes governantes não servem a Educação Nacional e não servem para nada.
Brama
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Crato no "Mundo Perdido" ...
. Crato no "Mundo Perdido" ...
. Crato no "Mundo Perdido" ...
. Sem "papas na língua", co...
. Que seria de nós sem um G...
. Como estamos em Ditadura ...
. É assim que Shanghai pens...
. Só para relaxar um pouco ...
. Mulher que mata qualquer ...
. She give me money ... whe...
. Inté