No dia seguinte (terça-feira), fomos finalmente conhecer a Kanuni Sultan Süleyman Ilkögretim Okulu, Escola Primária (convém referir que as escolas primárias acompanham os alunos mais ou menos até aos 14 anos, correspondendo ao nosso 9ºano), com os seus actuais cerca de 4000 alunos, uma vez que mais ou menos 1500 passaram para um outra Escola. As turmas têm aqui, em média cerca de 70 a 75 alunos. A recepção foi a melhor que é possível imaginar, quase um acontecimento nacional. Nos placards havia cartazes de boas-vindas nas várias línguas que integram o projecto, bandeiras dos diferentes países e outros trabalhos. Praticamente a Escola parou para nos receber, até porque parece que foi a primeira vez que uma Escola desta região esteve envolvida num projecto desta natureza. Os colegas turcos estavam super animados, desdobravam-se em mordomias e os alunos (amontoados às centenas no pátio da Escola), atropelavam-se e atropelavam-nos para fazerem fotos connosco e tinham uma felicidade desmedida estampada nos rostos. Eu, basicamente fiquei sem reacção, nunca em tempo algum me havia sentido tão importante para alguém. Claro que fizemos n fotografias para saciar a criançada que nunca sossegou. A minha colega, qual Rainha-mãe de britânicas paragens, acenava calmamente do segundo andar perante a incontrolada excitação das crianças que se amontoavam no pátio escolar, emoção com que, até hoje, só encontrei paralelo com a vertiginosa corrida para um lugarzinho a menos de 100 m. do palco do Sticky & Sweet da Rainha Pop. A Escola apresentava-se um pouco degradada, com instalações algo antigas e nos alunos era visível alguma falta de higiene (pelo menos aquela a que nós já nos acostumámos, desde há algumas décadas). No entanto e curiosamente, em todas as salas existia aquecimento e ar condicionado. Algo que reparámos também porque a todo o momento ouvíamos o seu nome, foi na presença de uma personalidade quase tão importante como Jesus Cristo, Alá, Madonna ou o recentíssimo Tony Carreira (mais importante que todos os outros juntos). Refiro-me a Mustafa Kemal Atatürk, primeiro Presidente turco (entre 1923 e 1938), tendo libertado o país e proclamado a República em substituição do antigo Governo Imperial Otomano, na sequência de diversas campanhas militares bem sucedidas. Na entrada da Escola existe um busto do senhor, em todas as salas está presente enquanto símbolo nacional (juntando à sua imagem, a bandeira turca, uma canção nacional e um dos discursos que proferiu), existem estátuas do senhor em vários cantos e até o Aeroporto principal de Istanbul tem o seu nome.
Ainda houve espaço para reunir entre todos para mostrar e distribuir os trabalhos efectuados nas diversas escolas, bem como, tratar de outros assuntos e formalidades relacionadas com o projecto.
Neste dia, para além da Escola, onde estivemos a maior parte do tempo, visitámos a Firfili Church, a Reji Church, a Ulu Mosque, bem como, fizemos uma caminhada a pé pelas principais ruas e artérias históricas e claro está, terminámos mais uma vez nos bazares.
Brama
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Crato no "Mundo Perdido" ...
. Crato no "Mundo Perdido" ...
. Crato no "Mundo Perdido" ...
. Sem "papas na língua", co...
. Que seria de nós sem um G...
. Como estamos em Ditadura ...
. É assim que Shanghai pens...
. Só para relaxar um pouco ...
. Mulher que mata qualquer ...
. She give me money ... whe...
. Inté