Lugar: Zona de Comidas no Fórum de Faro
Hora: Hoje de tarde
Envolvidos: Eu e um casal de amigos + uma senhora e respectiva rebento
(Nós numa mesa e a senhora com sua filhota na mesa ao lado, mostrando-se, a criança, visivelmente irrequieta)
…
Passados uns minutinhos, a senhora levanta-se e dirige-se ao jovem do casal que acompanhei:
Sra.: _ Desculpe, importa-se de olhar pela nossa mesa enquanto vou com a minha filha à casa-de-banho?
C.: _ Sim claro.
Sra.: _ Obrigado.
(Afastam-se mãe e filha, deixando sobre a mesa dois tabuleiros ainda com os pratos por metade e duas latas de Coca-cola)
…
(Consideramos a situação engraçada e avançamos com brincadeiras acerca da possibilidade de trocarmos a comida com a delas e especulamos sobre o que teria acontecido à criança para se ausentarem confiando em nós)
…
(A coisa começa a perder a graça, demoram … os minutos passam e não podemos sair porque comprometemo-nos com as pessoas)
…
(Voltamos a especular sobre o que poderia ter acontecido à menina e avançamos com suposições sobre aquela que se começou a tornar não numa espera mas num desespero. Será que é uma enviada da Al-Khaeda, deixando numa das latas de Coca-cola uma mini bomba para explodir na zona de comidas apinhada de lambões comedores, o ponto de maior densidade demográfica naquele espaço àquela hora? Será que é uma situação para os apanhados e estamos a fazer papel de grandes otários? Afastámos a primeira hipótese já que a dita e descendente são nitidamente caucasianas … pensámos firmemente na segunda hipótese)
(O tempo passa e entretanto aproxima-se uma jovem meio marreca e com um arzito algo troglodita que recolhe os tabuleiros da nossa mesa, ameaçando fazer o mesmo à mesa ao lado, acto travado atempadamente sob um olhar algo indisposto)
(Começo a transpirar e a ideia de se tratar de uma situação de Apanhados assume para mim contornos cada vez mais reais … já haviam passados mais de 15 minutos. Levanto-me, circulo um pouco e observo o tecto pormenorizadamente, tentando descobrir cameras)
(Ameaço também o casal de amigos em me retirar, atitude não aceite por estes que entendem podermos esperar um pouco mais)
…
(Mais de vinte minutos decorreram e … nada de senhora e cria. Naquele momento era para mim evidente que iria ser visto por todas “as casas portuguesas …concerteza” e só esperei que a tal senhora surgisse e nos dissesse: _ Estão a ver ali aquela camera? Isto é para os novos apanhados da Sic.Vá lá, sorriam e façam adeus.)
…
(Finalmente avistam-se duas cabecitas ao fundo que parecem ser das ditas cujas. Aproximam-se calmamente como se nós tivéssemos a obrigação de esperar por elas a vida toda, dada a nossa grande proximidade e vêem a sorrir. Claro que a seguir ela diria o que eu já esperava)
…
Para meu espanto … nada disseram e mal ameaçaram sentar-se, perguntei-lhe:
Eu: _ Minha senhora, onde é que está a camera afinal?
Sra.: _ Hãããã !!!! ( deixa de sorrir e observa-me completamente surpreendida sem entender a questão!)
Eu: _ Pergunto-lhe onde é que se encontra a camera?
Sra.: _ Qual camera?
Eu: _ Não há camera?! Pronto … é que como a senhora demorou tanto tempo, achámos que estaríamos a ser filmados para os Apanhados.
(Seguidamente a senhora riu-se desconfortavelmente e enche-se de justificações para a espera a que nos votou. Já não a oiço atentamente, mas gostei de a deixar algo desbaratinada)
…
Chego à conclusão que de facto as pessoas funcionam de formas completamente diferentes e o que é entendido por uns como falta de educação, outros nem sequer pensam ou ponderam como tal. Já nem sei se é falta de educação, acho mesmo que as pessoas nem param para pensar em certas coisas elementares.
O que é que vocês fariam numa situação destas, após terem feito outra pessoa esperar, agravado de nem ser da vossa confiança ou da vossa relação mais próxima???
Eu pelo menos se a situação ocorresse comigo, no mínimo seria, quando chegasse perto da pessoa, começar por pedir imensas desculpas pela prolongada espera a que a submeti seguido de um esclarecimento. Parece-me óbvio. Pois, para aquela indivídua não pareceu. Acho indecente. Depois admiro-me dos meus alunos não conhecerem o significado da palavra Obrigado. Aquela mãe estava longe de saber o significado de tal palavra, não transmitirá essa informação convenientemente à sua cria e no futuro serão os professores a ter de a educar sob pena de serem penalizados na sua avaliação ou terem uma qualquer queixa na Direcção Regional. Que gentinha esta ….
Brama
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Crato no "Mundo Perdido" ...
. Crato no "Mundo Perdido" ...
. Crato no "Mundo Perdido" ...
. Sem "papas na língua", co...
. Que seria de nós sem um G...
. Como estamos em Ditadura ...
. É assim que Shanghai pens...
. Só para relaxar um pouco ...
. Mulher que mata qualquer ...
. She give me money ... whe...
. Inté