Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2007

A Espera

Lugar: Zona de Comidas no Fórum de Faro

Hora: Hoje de tarde

Envolvidos: Eu e um casal de amigos + uma senhora e respectiva rebento

 

(Nós numa mesa e a senhora com sua filhota na mesa ao lado, mostrando-se, a criança, visivelmente irrequieta)

Passados uns minutinhos, a senhora levanta-se e dirige-se ao jovem do casal que acompanhei:

 

Sra.: _ Desculpe, importa-se de olhar pela nossa mesa enquanto vou com a minha filha à casa-de-banho?

C.: _ Sim claro.

Sra.: _ Obrigado.

 

(Afastam-se mãe e filha, deixando sobre a mesa dois tabuleiros ainda com os pratos por metade e duas latas de Coca-cola)

(Consideramos a situação engraçada e avançamos com brincadeiras acerca da possibilidade de trocarmos a comida com a delas e especulamos sobre o que teria acontecido à criança para se ausentarem confiando em nós)

 

 (A coisa começa a perder a graça, demoram … os minutos passam e não podemos sair porque comprometemo-nos com as pessoas)

(Voltamos a especular sobre o que poderia ter acontecido à menina e avançamos com suposições sobre aquela que se começou a tornar não numa espera mas num desespero. Será que é uma enviada da Al-Khaeda, deixando numa das latas de Coca-cola uma mini bomba para explodir na zona de comidas apinhada de lambões comedores, o ponto de maior densidade demográfica naquele espaço àquela hora? Será que é uma situação para os apanhados e estamos a fazer papel de grandes otários? Afastámos a primeira hipótese já que a dita e descendente são nitidamente caucasianas … pensámos firmemente na segunda hipótese)

 

(O tempo passa e entretanto aproxima-se uma jovem meio marreca e com um arzito algo troglodita que recolhe os tabuleiros da nossa mesa, ameaçando fazer o mesmo à mesa ao lado, acto travado atempadamente sob um olhar algo indisposto)

 

(Começo a transpirar e a ideia de se tratar de uma situação de Apanhados assume para mim contornos cada vez mais reais … já haviam passados mais de 15 minutos. Levanto-me, circulo um pouco e observo o tecto pormenorizadamente, tentando descobrir cameras)

 

(Ameaço também o casal de amigos em me retirar, atitude não aceite por estes que entendem podermos esperar um pouco mais)

 

(Mais de vinte minutos decorreram e … nada de senhora e cria. Naquele momento era para mim evidente que iria ser visto por todas “as casas portuguesas …concerteza” e só esperei que a tal senhora surgisse e nos dissesse: _ Estão a ver ali aquela camera? Isto é para os novos apanhados da Sic.Vá lá, sorriam e façam adeus.)

 

(Finalmente avistam-se duas cabecitas ao fundo que parecem ser das ditas cujas. Aproximam-se calmamente como se nós tivéssemos a obrigação de esperar por elas a vida toda, dada a nossa grande proximidade e vêem a sorrir. Claro que a seguir ela diria o que eu já esperava)

Para meu espanto … nada disseram e mal ameaçaram sentar-se, perguntei-lhe:

 

Eu: _ Minha senhora, onde é que está a camera afinal?

Sra.: _ Hãããã !!!! ( deixa de sorrir e observa-me completamente surpreendida sem entender a questão!)

Eu: _ Pergunto-lhe onde é que se encontra a camera?

Sra.: _ Qual camera?

Eu: _ Não há camera?! Pronto … é que como a senhora demorou tanto tempo, achámos que estaríamos a ser filmados para os Apanhados.

 

(Seguidamente a senhora riu-se desconfortavelmente e enche-se de justificações para a espera a que nos votou. Já não a oiço atentamente, mas gostei de a deixar algo desbaratinada)

 

 

Chego à conclusão que de facto as pessoas funcionam de formas completamente diferentes e o que é entendido por uns como falta de educação, outros nem sequer pensam ou ponderam como tal. Já nem sei se é falta de educação, acho mesmo que as pessoas nem param para pensar em certas coisas elementares.

 

O que é que vocês fariam numa situação destas, após terem feito outra pessoa esperar, agravado de nem ser da vossa confiança ou da vossa relação mais próxima???

Eu pelo menos se a situação ocorresse comigo, no mínimo seria,  quando chegasse perto da pessoa, começar por pedir imensas desculpas pela prolongada espera a que a submeti seguido de um esclarecimento. Parece-me óbvio. Pois, para aquela indivídua não pareceu. Acho indecente. Depois admiro-me dos meus alunos não conhecerem o significado da palavra Obrigado. Aquela mãe estava longe de saber o significado de tal palavra, não transmitirá essa informação convenientemente à sua cria e no futuro serão os professores a ter de a educar sob pena de serem penalizados na sua avaliação ou terem uma qualquer queixa na Direcção Regional. Que gentinha esta ….

 

                                                                                                                      Brama


publicado por Brama às 00:00
link do post | favorito
De Sofia_hd a 18 de Dezembro de 2007 às 14:41
1º Detesto pedir favores a estranhos;

2º Concordo contigo. Uma grande falta de educação não pedir desculpa pelo atraso e agradecer por terem ficado a tomar conta das coisas;

3º Isto já não me surpreende. Para te dar um exemplo, uns familiares meus têm um estabelecimento, um café. Muitas vezes vão lá individuos buscar tabaco à máquina. Para o fazerem têm que atravessar o estabelecimento e, obrigatoriamente, passar perto do balcão. Achas que eles dizem "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite"? Nahh, entram mudos, saem calados.
Só visto, dá mesmo vontade de os chamar à atenção ou de lhes bloquerar a maquina para não tirarem o raio do maço! Acho que os meus familiares vão começar a fazer isso! Eu fazia! Aí eram obrigados a abrir a boca, nem que fosse para dizer: "a máquina não funciona?"


De Brama a 20 de Dezembro de 2007 às 01:10
Sim, é verdade ... as pessoas têm perdido completamente o sentido do que é correcto ou não, do que é ou não educação ... tem-se perdido pequenas grandes coisas


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 4 seguidores

.pesquisar

 

.Julho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. SIA Lentil

. Crato no "Mundo Perdido" ...

. Crato no "Mundo Perdido" ...

. Crato no "Mundo Perdido" ...

. Sem "papas na língua", co...

. Heartbeat Educação

. Que seria de nós sem um G...

. Como estamos em Ditadura ...

. Born Free

. MDNA, in full conviction!

. Cheikh N`Digel Lô e MDNA

. É assim que Shanghai pens...

. Aziza Mustafa Zadeh

. O tempo é escasso

. Só para relaxar um pouco ...

. Mulher que mata qualquer ...

. She give me money ... whe...

. Ainda estou vivo

. Because of You ...

. Inté

.arquivos

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Junho 2012

. Dezembro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Setembro 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

.tags

. todas as tags

.links

SAPO Blogs

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub